MINISTÉRIO INFANTIL, CULTO INFANTIL

Como fazer um Culto Infantil

Dicas de como Fazer um Culto Infantil

Como fazer um Culto Infantil

Oi, que legal que você chegou aqui. A primeira coisa que gostaríamos de dizer é que são muitos assuntos para abordar sobre Culto Infantil, por isso começamos explicando o que é e como funciona. Você pode colocar nos comentários ao final do post o que mais vocês gostariam de ver por aqui combinado?

CULTO INFANTIL, NÃO É ESCOLA BÍBLICA

Vamos lá: O ministério infantil, precisa ter dois pilares: Culto Infantil e Escola Bíblica. Cada um deles deve cumprir o seu papel. Não é difícil encontrar no Culto Infantil a distribuição de revistas ou xerox e a contação de histórias, ensinando a bíblia para a criançada, de forma aleatória e sem planejamento, alternando ainda em escalas entre os líderes, a intenção pode ser boa, mas os resultados não são eficientes, essas características não são de um culto infantil.

A função de um Culto Infantil

A função do culto infantil, é levar as crianças a adoração, adaptá-las para estarem no culto adulto com reverência. É no culto infantil que trabalhamos a espiritualidade da criança, precisamos levá-la a presença de Deus.

O culto Infantil segue os princípios de um Culto Adulto

Pra ficar mais fácil vamos comparar o culto infantil com o adulto. Não vemos no culto adulto as pessoas pintando, desenhando, gritando e se dispersando na hora da mensagem, isso não deve ser diferente para o culto Infantil.

O culto infantil deve seguir os passos do culto adulto, com uma linguagem alegre e simples de fácil entendimento para a criança.

Entendendo o Culto Infantil:

O culto Infantil é uma atividade espiritual, e por isso o líder precisa se preparar espiritualmente.  Se você está começando no ministério infantil e ainda não conhece as crianças e não sabe lidar com elas, não comece com o culto infantil, faça mais encontros para conhecê-las, procure conversar e orar por elas. Isto vai ajudar e tornar a experiência do Culto infantil muito mais incrível. 

As partes de um Culto Infantil

Abertura: O culto infantil pode começar com um louvor (deve ser conhecido pelas crianças), isso chamará a atenção delas para cantarem junto, todas estarão nesse momento em um só espírito. ( Tenha uma postura de reverência nesse momento, entronizando louvor nos santo dos santos). Após o término do louvor convide o Espírito Santo para estar presente, diga para que as crianças possam ouvir: – Seja bem vindo Deus neste lugar, seja bem vindo Espírito Santo, Seja bem vindo Jesus.

Louvor: Neste momento converse com  as crianças: – Estamos aqui para louvar a Deus, com a nossa vida, com a nossa voz, Deus quer ouvir a sua voz.  (peça para as crianças repetir para o amigo do lado: – Deus quer ouvir sua voz.  As crianças são dependentes por isso precisam de instrução todo o tempo, para não se dispersarem, e manter a concentração no que está sendo feito.)

Escolha canções alegres, de letras compreensíveis para elas, caso exista alguma palavra diferente do vocabulário delas na canção, é necessário que você explique o que significa, para que as crianças tenham consciência do que estão dizendo enquanto cantam.

As primeira canções podem ser agitadas, alegres, que exijam movimentos: palmas, pequenos passos, mãos para cima, para o lado, para baixo, pés batendo no chão, olhos que se abrem, que se fecham, gestos de lutar, de vencer. Tudo isso é muito importante, a criança tem uma necessidade de movimento, e precisa gastar energia. Se ela não gastar energia neste momento, não vai conseguir ficar tranquila na hora da mensagem.

Depois das canções mais agitadas, escolha canções mais tranquilas, onde as letras possam envolver a mente dos pequenos, e vá tranquilizando o ambiente, ministrando sobre a vida deles, orando a Deus para impactar os pequenos com sua presença: Vá clamando a presença de Deus, para esse momento.

Oferta: As crianças amam ofertar, mas nem sempre levam oferta, mas podemos ensiná-las que a oferta não é somente o dinheiro, mas o nosso louvor, o nosso respeito pelas coisas de Deus, convide-as a ofertar respeito, fazendo silêncio quando Deus fala, ouvindo a mensagem. Assim ninguém ficará sem ofertar. Ore com elas pela oferta, apresentando a Deus: Deus abençoa a nossa vida pela oferta que apresentamos neste dia.

Mensagem: No culto adulto esse momento é esperado pelos presentes, deve ser um momento desejado para as crianças, elas são muito visuais, por isso os recursos visuais precisam estar presentes na sua mensagem. Pode ser figuras, imagens, multimídia. Uma alternativa para as mensagens é contar uma história bíblica rica em detalhes e usar a imaginação dos pequenos.
Calma eu te explico: vamos dizer que você escolheu ministrar sobre a vida deles a providência divina, com a história da viúva e o azeite, leve muitas vasilhas e coloque as crianças para imaginar, como foi a providência de Deus na vida da viúva, coloque eles para despejar azeite imaginário nas vasilhas, e vá dizendo e não acabava, e não acabava….

A imaginação pode levar as crianças muito perto do que está sendo contado, vale a pena experimentar.

Apelo: Devemos incentivar a fé dos pequenos, nesse momento você pode fazer um apelo, dizendo que se eles precisam de algo de Deus que venham a frente, verifique se eles querem compartilhar a necessidade, e ore por eles com fé, para que tenham respostas do Senhor, incentive-os a continuar acreditando, porque Deus está ouvindo a oração deles.

Visitantes: Prepare com as crianças que são de casa, uma canção para os visitantes, elas precisam participar desse momento, chame os visitantes para frente, e comece a cantar a canção combinada, e incentive que sejam abraçados.

Recados e avisos. De os avisos aos pequenos das próximas atividades a serem feitas, dia e hora, para que venham participar.

Lembrança e versículo: Para que possam fixar e compartilhar com os pais a mensagem do dia, prepare uma singela lembrança com o versículo chave da mensagem.  Incentive-os a conversar com os pais sobre a mensagem.

Despedida: Crie um cumprimento de encerramento para o culto infantil com a crianças que tenham gestos diversos, com certeza elas vão gostar.

Benção apostólica:  Procure ensinar a benção apostólica para as crianças e quando for encerrar com a benção, elas podem falar junto com você.

Comenta com a gente o que achou do post, se contribuiu e o que falta, queremos melhorar cada vez mais e trazer informações relevantes para vocês, mas para isso seu comentário é muito importante.
Se você se cadastrar na lista abaixo receberá um e-mail toda vez que sair um post novo. 😉

MARA ALBUQUERQUE
MARA ALBUQUERQUE
mara@efeitodebencao.com

Uma sonhadora incurável, respondendo a um chamado de Deus. Inspirada para compartilhar as boas novas
e todas as experiências de 17 anos com aqueles que acreditam que o ensino cristão é transformador.
Conheça o @efeitodebencao e faça parte dele.

Huum, ainda não temos comentários.

Participe da Conversa