ESCOLA BÍBLICA DE FÉRIAS

EBF Escola Bíblica de Férias

A EBF vai marcar para sempre as férias das crianças

EBF Escola Bíblica de Férias

Crianças estão ansiosas pela EBF Escola bíblica de Férias!

Os projetos da igreja exigem força, determinação, mas este com certeza é um projeto incrível, prazeroso e muito recompensador.
Falar da Escola Bíblica de Férias vai levar algum tempo, por isso este será o primeiro de muitos posts sobre o assunto, e que sempre contarão com atualizações! Veja a lista de posts que já escrevemos sobre a EBF é só ir até o final da página!

Bom, vou começar pelo começo e assim vamos construindo a ideia e o que contém, certo?

Escola Bíblica de Ferias: O Início.


O que é a Escola Bíblica de Férias conhecida como EBF

A escola bíblica de férias são aulas que tem um único tema, acontecem nas férias (óbvio) e pode ser feita em 1 final de semana, sendo aulas sábado o dia todo ou sábado e domingo, ou ainda, em 4 finais de semana.

Qual o objetivo da Escola Bíblica de Férias?

Existem vários objetivos, mas podemos dizer que o principal da EBF é Não dispersar as turmas e oferecer um conteúdo diferenciado, a experiência de participar da EBF é o grande diferencial, porque ela é programada do começo ao fim, assim como em colônia de férias, onde as crianças estão no mesmo local (escola) com as mesmas crianças mas ainda assim vivem experiências completamente diferentes em um tempo muito maior e mais intenso.

Porque eu deveria fazer EBF na minha igreja?

Bom, obrigatoriamente a escola bíblica de férias não precisa existir. Ela é um projeto a parte e um conteúdo extra, mas os resultados são abençoados e visivelmente recompensadores. A infância é um período da vida o qual não nos lembramos muito com detalhes, mas os momentos marcantes ficam para sempre, e posso garantir que a EBF tem grandes chances de ser um deste momentos, o fato de criar um dia, final de semana ou mês onde a criança entra naquele mundo (o mundo do tema) é uma experiência nova e intensa. Os benefícios da Escola Bíblica de férias são: maior integração entre as crianças, ter liberdade de tempo para trabalhar temas mais complexos, proporcionar as crianças uma experiência nova.

Se você já criou uma EBF na sua igreja o que acha de enviar um e-mail contanto como foi? Nós vamos compartilhar aqui, assim ajudamos outras pessoas que também vão criar este projeto 😉

EBF o planejamento

A primeira coisa mais importante que você precisa fazer é planejar, justamente porque já tem a Escola Bíblica normal acontecendo, e como são mais materiais e um período maior é preciso ter tudo pronto quando começar (Acredite, não da tempo de ir preparando e fazendo as aulas). Veja o passo a passo:
1. Defina se será em 1 sábado, 1 final de semana ou em 4 finais de semana.
2. Defina o tema (vou falar sobre isto mais a frente)
3. Recrute pessoas
4. Prepare os materiais e estude as aulas
5. Divulgue, Divulgue e Divulgue
6. Faça acontecer.

 

Escolhendo o tema da Escola Bíblica de Férias EBF

É um pouco diferente escolher o tema da a EBF do que escolher de uma aula normal, o tema precisa ser abrangente porque serão várias aulas, brincadeiras, dinâmicas e etc. O ideal é que seja algo que possamos explorar, pense naquele assunto que você sempre quis trabalhar, ensinar as crianças, repetir algumas vezes para que elas gravassem, mas o tempo nunca era o suficiente. Escolha temas atuais, divertidos e diferenciados, crie um título para a EBF que gere expectativa e talvez até um pouco de mistério.
Para você ter uma ideia e se inspirar nós temos o planejamento de uma Escola Bíblica de Férias completa que o tema escolhido foi: Jesus esta Online, ela fala sobre a internet, a nova forma de se comunicar, usa um termo atual e conhecido pelas crianças que é o “Online” e ainda gera a dúvida e curiosidade: Como assim Jesus está online? é isso que um tema de EBF precisa causar! Tenha certeza que se esta parte do planejamento for bem feita junto com a divulgação, no dia que começar a escola bíblica de férias você terá rostinhos felizes e olhos arregalados ansiosos querendo ouvir e aprender.

 

Prepare os materiais e aulas da EBF

Com o tema definido é hora de colocar mãos a obra, você deve se perguntar, que tipo de materiais precisa na EBF? O mais importante, antes de qualquer coisa é: Crie um tema totalmente diferente do que ja é feito em todas as aulas! Não queremos que a Escola Bíblica de Férias se parece com a Escola bíblica normal, nós vamos criar uma experiência completa e diferente em cima do tema que nós propusemos.
Para criar um universo tudo precisa falar a mesma língua, então na abertura da EBF programe algo novo, onde as crianças sejam recepcionadas de uma forma diferente, ou que elas precisem fazer algo para entrar, ou que elas tenham que ter trazido alguma coisa, isto marca o inicio da EBF.

As aulas e materiais, vamos imaginar o tema proposto, vamos imaginar que o tema seria: “Quem vai morar no céu?” e o que queremos explicar nesta escola bíblica de férias é o que de fato nos faz servos fieis e que nossos pés estão calcados nos ensinamentos de Jesus. A sala onde você vai fazer  a EBF pode estar com nuvens, com uma música que transmita paz, você pode vender alguns terrenos no céu antes de começar a EBF, pode não deixar lugar para todo mundo, uns conseguem entrar outro não, e ao longo da aula explicar os conceitos da palavra sobre salvação, testemunho e etc.

Colocar crianças nestas situações as farão entender profundamente o propósito, quando você estiver criando os materiais pense nestes momentos da aula, use a imaginação e crie este universo dentro do tema proporcionando a criança uma experiência bem diferente.

Este foi o primeiro post sobre EBF, e para não ficar bem longo continuamos na semana que vem.
Quer conhecer o material “Jesus esta Online” e ter o passo a passo para criar sua EBF.
Veja outros posts que nós escrevemos sobre Escola Bíblica de férias EBF.

Tags:
Mara Albuquerque
Mara Albuquerque
contato@educacaoeminovacao.com.br

Já faz 17 anos que estou na área de ensino Cristão. Quero compartilhar minha experiência e ajudar mais pessoas a seguir este caminho tão gratificante. Conheça o #efeitodebenção e faça parte dele.

No Comments

Post A Comment

#Follow us on Instagram