ESCOLA BÍBLICA

Plano de Aula Escola Dominical

Dicas de como você pode montar o seu plano de aula para a Escola Bíblica

Plano de Aula Escola Dominical

O que todo professor da Escola Bíblica ou Escola bíblica dominical já procurou e continua procurando é  por um bom Plano de Aula. A princípio parece que podemos preparar as aulas sem colocar tudo no papel, a experiência nos leva a fazer o plano de aula na mente, pensamos no que fazer e executamos,  mas com o tempo (isso professores mais experientes já descobriram) ter um Plano de Aula para a Escola Dominical é essencial para a organização e para conseguir cumprir objetivos, ensinar os alunos por etapa e perceber a evolução. Sem ter plano de aula é como um trabalho artesanal sem acabamentos, não sabemos se está finalizado ou não.

Quando falamos de Plano de Aula ele pode ser o de longo prazo, (o ano letivo) e de curto prazo que seria a aula individual. O planejamento é fundamental não somente para o professor não se perder durante a aula, mas porque esse plano tem um objetivo e tudo que está ali, vai conduzir o professor a cumprir esse objetivo.

Dicas simples vão te ajudar a aproveitar o tempo da melhor maneira possível e ainda ensinar os alunos de forma efetiva e divertida.

Plano de Aula Geral – Líder da Escola Bíblica Dominical

>Se você é professor da Escola bíblica Dominical pode ir para o próximo tópico, mas se quiser acompanhar tudo fique a vontade.  O plano de aula semestral ou Anual é desenvolvido pelo Líder ou Superintendente da Escola Bíblica.

Em um plano de Aula Semestral é necessário ter a visão do todo e entregar esta visão “desenhada” para os seus professores. Os Líderes da Escola Bíblica Dominical sabem que são responsáveis pelo Plano de Aula da EBD como um todo. Em alguns casos o Líder da EBD infantil também entrega os materiais de apoio das aulas, e acredito que muitos dos materiais ainda tenham aulas com plano de aula, em outros casos não. Isto vai ser adaptado a realidade da sua igreja.

O que deve conter no plano de aula geral da Escola Bíblica Dominical 

O plano de Aula Geral (não vamos aqui colocar semestral ou anual) deve servir de bússola para Escola Bíblica Dominical, ou seja, nele serão inseridas as informações dos caminhos a seguir. As dicas e instruções colocadas aqui não são obrigatórias, servem para que o Líder saiba como montar o Plano de Aula geral. Uma das coisas que vai determinar como ele deve ser feito também são as necessidades e dificuldades dos Professores da EBD (Escola Bíblica Dominical) Já que o líder/superintendente da EBD deve auxiliar as aulas.

1 – Tema Geral da EBD para o ano. Existem igrejas que dão o tema Anual, que seria como uma alvo. Ex. Uma escola Missionária. Com certeza esse tema gostaria que a escola se aplicasse mais em missões, e que os alunos fizessem mais missões .

2 – Calendário das Aulas, datas, horários, local.Quando fazemos essa programação antecipada, fica tudo mais tranquilo para que professores e auxiliares se organizem.

3 – Temas e objetivos de cada aula que será ministrada pelo professor. Aqui podemos incluir objetivos específicos que queremos alcançar. São coisas mais relevantes para a igreja local, procurando sanar dificuldades e lacunas no corpo de Cristo.

4 – Materiais de apoio (revistas) e se for o caso materiais visuais e outros específicos. Quanto mais organizado for esse material, organizado, claro mais eficaz ele será. Se os professores não estão acostumados com o tipo do material escolhido, é necessário marcar com eles para que sejam tiradas todas as dúvidas.

5 – Características e dicas para trabalhar com a turma. Quando recebemos um novo professor ele precisa saber como é a turma com quem ele vai trabalhar, por isso sempre peça aos professores para fazer a ficha do aluno, fazendo anotações importantes de dificuldades e evolução no crescimento espiritual.

6 – Guia de boas práticas em sala de aula.É função de todo líder da Escola Dominical, zelar para que tudo ocorra na mais perfeita ordem, e as vezes coisas que parecem óbvias, não estão claras, por isso um guia de boas práticas pode ajudar a manter harmonia em todas as salas de aula.

7 – Datas de reuniões dos líderes da EBD com os professores. Com tudo na agenda impossível os professores não se organizarem para as reuniões e eventos previstos, isso pode muito ajudar no planejamento.

Plano de aula individual – Professores da Escola bíblica

Bom, se você professor leu o tópico acima, sabe mais ou menos como você vai receber o calendário e plano de aula da EBD. Agora como vocês são uma equipe o Líder da Escola Bíblica passa o bastão para você e é hora de colocar mãos a obra e fazer sua parte.

Preparando aulas individuais 

É importante estar a frente do plano de aula, você vai receber o Plano de Aula Geral antes da Escola Bíblica começar (assim esperamos). Então comece a se programar com antecedência. Isso te diferencia de um professor dedicado de um professor prolixo.

Você pode dividir a sua preparação em Plano de Aula e Recursos. Veja um exemplo abaixo:

plano de aula escola dominical biblica

Antes da Escola bíblica Dominical começar você pode preparar os recursos das Aulas 1 e 2. Sugerimos isto porque recursos exigem tempo, material, pesquisa e as vezes até ajuda de outras pessoas. Se você tiver 2 semanas antecipado será bem mais tranquilo e você poderá produzir materiais com mais qualidade. Os Planos de Aula podem ser feitos antes e até de uma vez, mas precisam ser revisados e estudados na semana da aula. O assunto, pontos importantes, objetivo, precisam estar frescos na sua memória. Por isso ele é feito na semana da aula.

Como fazer um plano de aula da Escola Bíblica na prática. 

Queremos que fique tudo muito claro nesta proposta de trabalho, então explicamos detalhadamente como montar um plano de aula. Sabemos que muitas revistas trazem esse plano de aula, antes da lição, porém acreditamos que o professor precisa fazer parte desse processo, então refaça esse plano de aula da revista adaptando as sua realidade: turma, espaço físico, tempo.
Checklist:

1 – Tempo de Aula:

2 – Versículo Principal:

3 – Objetivo da Aula:

4 – Recursos Visuais:

5 – Principais Tópicos:

6 – Memorização:

7 – Contextualização:

Dicas para que suas aulas sejam divertidas, interessantes e principalmente Inesquecíveis:

– Planeje cada aula pensando em seus alunos, quem vai estar presente, quais são as perguntas que serão relevantes, o que mais eles precisarão saber, considere aqueles que têm mais dificuldade de assimilar o conteúdo, o que você pode fazer para ajudá-lo  a compreender a lição.
–  Considere o tempo disponível, as vezes queremos mais tempo, mas o tempo de 40 minutos a 50 minutos tem um segredo, ele sempre deixa gostinho de quero mais.

– Saiba quais são os recursos visuais que você vai utilizar (se ele precisa ser montado, se tem tempo de entrega, se tem tempo de organização e etc.)

– Diversifique, não seja o professor que lê apostila, ou o que só dá desenhos para pintar, seja um professor surpreendente.

– Faça os alunos interagirem com você (mexa com eles)

– Caso tenha esquecido pontos importantes, volte depois “ esqueci de dizer que…mas isso é de suma importância” Nunca passe batido pelo conteúdo, não seja razo.

– Nunca deixe uma aula/tema acontecer no passado como uma história. Traga o assunto para o século XXI, demonstre aplicação do ensino no dia a dia. Contextualizar levará o aluno a prática da palavra com certeza.

– Siga seu plano de aula, mas não deixe que ele limite o curso da aula, as vezes você vai chegar lá e tudo vai ser bem diferente do plano. Todo plano deve ser flexível e adaptável.

Se a sua aula tiver em torno de 1 hora, pode fazer algo parecido.

– Boas-vindas (3 minutos)

– Versículo do dia (5 minutos)

– Lição bíblica/Contextualização (20 minutos)

– Memorização (2 minutos)

– Atividade (20 minutos)

– Interação (10 minutos)

Nós somos parte do #efeitodebenção que em breve estará pronto para todos conhecerem. Um dos materiais do Efeito de benção é o Manual do Professor da Escola Bíblica, um material completo e detalhado, com incentivo a  planos de aulas criativos e várias dicas para os professores da Escola bíblica fazerem aulas Inesquecíveis e Incríveis.

Se quiser saber quando o material vai estar disponível cadastre seu e-mail na lista abaixo e você será um dos primeiros a ficar sabendo.

Mara Albuquerque
Mara Albuquerque
[email protected]

Uma sonhadora incurável, respondendo a um chamado de Deus. Inspirada para compartilhar as boas novas e todas as experiências de 17 anos com aqueles que acreditam que o ensino cristão é transformador. Conheça o @efeitodebencao e faça parte dele.

25 Comments
  • Luís
    Posted at 14:32h, 28 dezembro Responder

    Gostei muito do seu plano de aula, foge do cliche que se vê muito por aí, bem detalhado, que Deus continue abençoando seu trabalho

    • Mara
      Mara
      Posted at 18:54h, 01 Janeiro Responder

      Oi Luís ficamos muito felizes de ler comentários assim. Esse é o nosso propósito e saber o que os leitores pensam nos dá mais confiança para continuar. Fica com a gente que teremos muito mais conteúdo por aqui! Deus abençoe.

  • Cristian
    Posted at 15:59h, 03 Janeiro Responder

    Fui desafiado, e quero fazer o melhor planejamento para meus professores e alunos, que Deus nos abençoe com sabedoria e entendimento de sua palavra.

    • Mara
      Mara
      Posted at 19:44h, 08 Janeiro Responder

      Os desafios propostos por Deus pra nossa vida, nos fazem seguir adiante. Ficamos imensamente felizes em ser canal de benção pra que isso aconteça. Deus abençoe, que seja o planejamento mais eficaz já realizado. Conta com a gente Cristian. 🙌

  • Alberto Gervásio Freitas de Sousa.
    Posted at 18:05h, 05 Janeiro Responder

    Paz de Cristo! Sou professor secular, Mas gostei demais da metodologia constante nesse planejamento. Excelente, bem objetivo é prático. Que Deus continue vos abençoando e concedendo sabedoria para melhorar cada vez mais as metodologias de ensino e planejamentos.

    • Mara
      Mara
      Posted at 19:24h, 08 Janeiro Responder

      Uau, ficamos felizes demais em saber que o conteúdo é relevante e fez diferença. Muito obrigada por compartilhar conosco 💙, isso nos motiva a seguir em frente e fazer mais, sair da zona de conforto e ir para o lugar incomum. Temos grandes planos para 2018 e com a benção do Senhor contribuiremos para o ensino cristão. Obrigada pelo seu comentário Alberto.

  • Givaldo martins
    Posted at 13:50h, 06 Janeiro Responder

    Bom dia a paz, fui nomeado Superentende da Ebd de nosso ministerio, Nao tenho tanta experiencia no assunto porem me preocupo em desempenhar um bom trabalho!, preciso de ajuda pra realizar essa tarefa que nao é nada facil!,

    • Mara
      Mara
      Posted at 19:20h, 08 Janeiro Responder

      Glória a Deus pela sua vida e dedicação. Estamos preparando conteúdos para auxiliar, planos de aulas, planilhas de organização, posts motivacionais. Você pode seguir a gente
      no facebook e no instagram para acompanhar. Também vai receber e-mails sempre quando sair um post novo. 2018 vai ser um ano de grandes obras do Senhor e nós trabalharemos juntos.👊💧

  • ANA
    Posted at 02:12h, 13 Janeiro Responder

    Gostei do conteudo do seu plano que Deus continue abençoando o seu trabalho.

  • Rízia Almeida
    Posted at 14:56h, 24 Janeiro Responder

    Muito interessante o material. Temos carência de formações na dinâmica da Escola Dominical, pois a Seara do Senhor precisa crescer com qualidade e compromisso. Parabéns pelo material compartilhado.

    • Mara Albuquerque
      Mara Albuquerque
      Posted at 11:53h, 26 Janeiro Responder

      Rízia, temos planos de desenvolver um material voltado para Escola Bíblica, ela tem uma dinâmica de módulos (em breve mandamos mais informações). Agradecemos muito seu comentário é muito importante saber se estamos conseguindo ajudar.

  • Marisa Gonçalves Norlok
    Posted at 01:57h, 30 Janeiro Responder

    Parabéns gostei muito das dicas e orientações aqui passada foi de grande valia pra mim.

  • Marisa Gonçalves Norlok
    Posted at 01:59h, 30 Janeiro Responder

    Gostaria de receber ou adquirir mais material á este respeito

    • Mara Albuquerque
      Mara Albuquerque
      Posted at 01:42h, 31 Janeiro Responder

      Oi Marisa, tudo bem? Seu e-mail esta cadastrado na lista, toda vez que sair post novo ou que algum material ficar disponível você receberá e-mail.

  • Rosilene de Jesus
    Posted at 04:34h, 30 Janeiro Responder

    Amei o conteúdo!!

  • Nidia Yolanda Duarte
    Posted at 20:28h, 30 Janeiro Responder

    gostei e me ajudou para preparar o meu plano de aula

    • Mara Albuquerque
      Mara Albuquerque
      Posted at 01:39h, 31 Janeiro Responder

      Ei, não sabe o quanto isso nos motiva a produzir mais materiais. Em breve teremos novos posts.

  • Iranilda pereira
    Posted at 02:11h, 05 Fevereiro Responder

    muito bom os recursos e sugestões apresentada .

    • Mara Albuquerque
      Mara Albuquerque
      Posted at 14:03h, 06 Fevereiro Responder

      Teremos mais posts sobre este assunto em Breve Iranilda, obrigada por comentar. Deus Abençoe.

  • CANDIDO
    Posted at 13:01h, 05 Fevereiro Responder

    Me cadastrei mais ainda não recebi o conteúdo.

    • Mara Albuquerque
      Mara Albuquerque
      Posted at 14:08h, 06 Fevereiro Responder

      Olá Candido, nós temos disponibilizado um ebook “10 maneiras práticas de envolver crianças”. E também enviamos semanalmente e-mails com novidades. Você esta cadastrado, mas caso não tenha recebido o ebook, manda um e-mail para [email protected] que vamos verificar o que houve e te mandar. Tudo bem? Deus Abençoe.

  • MARIA SIRLEI RODRIGUES DE MATOS
    Posted at 17:17h, 05 Fevereiro Responder

    Gostei muito do seu plana de aula, diferente de muitos por aí. Com detalhes que contribuem para um melhor desenvolvimento de nossos trabalhos. Sinto uma motivação ainda maior nesse novo desafio. Porém, preciso saber qual o custo para adquirir mais conhecimento, se existe material disponível e qual o valor. Desejo de todo o meu coração crescer na Seara do Senhor com compromisso, qualidade e responsabilidade, não tenho nenhuma experiência Deus abençoe grandemente o vosso trabalho.
    . .

    • Mara Albuquerque
      Mara Albuquerque
      Posted at 14:14h, 06 Fevereiro Responder

      Olá Maria, que alegria encontrarmos pessoas tão comprometidas com o trabalho de Deus. Estamos produzindo materiais e por enquanto temos um ebook para crianças distribuído de forma gratuita, mas todas as pessoas cadastradas receberão e-mails semanalmente com informações de novos conteúdos e materiais. Mandamos para você o e-mail com link do ebook. Qualquer coisa só entrar em contato com a gente combinado? Deus Abençoe grandemente.

Participe da Conversa

BAIXE O EBOOK
10 MANEIRAS DE ENVOLVER CRIANÇAS

Feito pelo #efeitodebenção para professores e 
líderes do MINISTÉRIO INFANTIL. 

Coloque seu e-mail e receba gratuitamente 
o livro digital. Ideias criativas para tornar suas
aulas ainda mais incríveis e transformadoras. =D

 

Bem vindo a família do #efeito de Benção! Mandamos um e-mail com instruções para você baixar o Ebook.