Você é um professor de Espanto?

Você é um professor de Espanto?

A geração que estamos vivendo é independente, individualista, comunicativa. Uma geração que não pensa pra falar, que gosta de expressar seus sentimentos em rede sociais e compartilhar a vida marcando presença no mundo  virtual.

O acesso ao conhecimento e informações estão prontos, tudo está a mão. Qualquer coisa que falamos ao aluno se ele tiver dúvida, lança mão do celular e já pesquisa o significado da palavra, ou onde fica aquele lugar que foi citado pelo professor,  tudo é mais fácil e dinâmico com a internet.

Mas não é vivenciado, não internaliza.  Muitas vezes o professor acha que está ensinando, e o aluno faz de conta que está aprendendo. Cumpriu seu dever em dar aulas, cumpriu seu dever em ir a escola bíblica, apaziguam a consciência, mas não apaziguam o vazio da alma em conhecimento de vida. Consola o pecador, mas não o leva ao arrependimento.

O papel do professor

Esqueça que você é quem vai trazer a novidade para a sala de aula, seu papel como professor MUDOU COMPLETAMENTE.  O professor já não está ali para ensinar, mas sim para direcionar, apontar, vislumbrar junto com o aluno aquilo que deve ser aprendido.

Pense comigo: a bíblia está pronta (conhecimento), e o nosso papel é incentivar nossos alunos a descobrir suas verdades. Descobrir as verdades, esse é o papel do professor, não ensinar nada. Porque a verdade está pronta!

 

O que estamos dispensando

O professor cansado, que chega em sala e faz as mesmas coisas, que não se desafia, que lê aquilo que nós já sabemos, que não contextualiza, que diz, faça o que eu falo, mas não o que eu faço. Se o aluno vem para aula está tudo bem, se não vem continua tudo bem. O professor que não se importa mais, que não se esforça mais.

Idealizando o professor

O professor ideal é aquele que consegue fazer o aluno “ver” e “querer” caminhar pelo caminho (Jesus), que consegue fazer com que o aluno perceba seus erros e queira mudar atitudes, a ser melhor, a ter o caráter de Cristo.

Nossa função não pode estar resumida a ensinar o nome dos discípulos, a decorar versículos, a contar uma história  bíblica sem vida, distante. O professor não foi chamado para isso, o nosso “chamado” vai além, precisamos fazer as crianças (e adultos) pensarem, fazer as melhores escolhas, serem justas, ser parecidas com Cristo, não porque forçamos isso, mas porque elas admiram o caráter de Jesus.

O professor do espanto para nós é aquele que faz o aluno pensar, a ter a curiosidade de fazer a pesquisa bíblica, para montar seu padrão de vida em Cristo, o professor e líder  ideal provoca o aluno no seu íntimo a querer mudança, inspira seu aluno a fazer a diferença no meio em que ele vive.

O professor mudando o mundo em que vive

Poderia ser clichê, falar em ser o sal da terra e a luz do mundo, afinal é um contexto tão usual no nosso meio, mas existe uma necessidade de fazer essa mudança acontecer na prática do dia a dia, na sala de aula, nos grupos pequenos, nas escolas bíblicas, nos discipulado,  ela é tão necessária  e urgente, quanto alimentarmos o espírito.

Um professor jamais pode chegar de mãos vazia, tem que ter ferramentas debaixo do braço, armas de guerra na mente e rompantes dentro do coração, tem que estar disposto a matar a falta do conhecimento, e morrer de amores  pelo seu ideal de ensino.

Muitos professores seculares fazem isso, lutam pelo o que acreditam e porque AQUELES que foram chamados para cumprir esse propósito se intimidam?

Mara Albuquerque
Mara Albuquerque
[email protected]

Uma sonhadora incurável, respondendo a um chamado de Deus. Inspirada para compartilhar as boas novas e todas as experiências de 17 anos com aqueles que acreditam que o ensino cristão é transformador. Conheça o @efeitodebencao e faça parte dele.

10 Comments
  • Rosani Costa
    Posted at 22:59h, 25 Janeiro Responder

    A paz!!! Gostei e gostaria de saber mas sobre ser professor do espanto

    • Mara Albuquerque
      Mara Albuquerque
      Posted at 11:35h, 26 Janeiro Responder

      Paz Rosani, todos os materiais e posts do do efeito de benção seguirão esta linha, queremos ajudar os professores a criar inquietação e curiosidade em seus alunos para que as aulas e ensino sejam marcantes e transformadores. Em breve teremos mais posts e você vai receber uma notificação no email. Muito obrigada por participar aqui, ficamos muito felizes. 🙂

  • Fabiana
    Posted at 02:02h, 26 Janeiro Responder

    Amei o texto! Me fez refletir sobre o meu papel como educadora cristã.

    • Mara Albuquerque
      Mara Albuquerque
      Posted at 11:47h, 26 Janeiro Responder

      Oi Fabiana, é tão incrível saber que podemos de alguma forma te ajudar. Volte sempre, teremos atualizações regulares um beijo.

  • Sibelly
    Posted at 11:51h, 26 Janeiro Responder

    Nossa estou amando tudo isso ,meu ministério nunca mais será o msm

  • Jacqueline
    Posted at 04:55h, 29 Janeiro Responder

    Estou ansiosa pelos posts e muito animada com a ideia de fazer uma aula diferente. Obrigada por nós ajudar!

    • Mara Albuquerque
      Mara Albuquerque
      Posted at 16:14h, 29 Janeiro Responder

      Oi Jacque, fico muito feliz e estou cada dia mais grata por realizar este trabalho. Tem sido muito edificante para mim, obrigada por comentar.

  • SONIA REGINA AMARO BELLO
    Posted at 12:00h, 30 Janeiro Responder

    Amei,achei super interessante.

Participe da Conversa

BAIXE O EBOOK
10 MANEIRAS DE ENVOLVER CRIANÇAS

Feito pelo #efeitodebenção para professores e 
líderes do MINISTÉRIO INFANTIL. 

Coloque seu e-mail e receba gratuitamente 
o livro digital. Ideias criativas para tornar suas
aulas ainda mais incríveis e transformadoras. =D

 

Bem vindo a família do #efeito de Benção! Mandamos um e-mail com instruções para você baixar o Ebook.