fbpx

Uma Aliança Perfeita

Esta é uma das 5 ideias de temas que nós propusemos para criar cultos infantis relevantes e contextualizados.
Se você quiser ver o post com as outras ideias basta clicar aqui tema para culto infantil.

O Versículo tema do Culto Infantil –  Hebreus 8:6 “Mas, de fato, Jesus foi encarregado de um serviço sacerdotal que é superior ao dos sacerdotes. Pois a aliança que ele conseguiu é melhor porque ela se baseia em promessas de coisas melhores”

No Culto Infantil com o tema Aliança Perfeita nós vamos apresentar as crianças a aliança perfeita que Cristo fez com a gente.

Para que elas entendam explique sobre as alianças que Deus fez na Bíblia:

A primeira delas é a  aliança com a criação quando criou o mundo, essa aliança, estabeleceu as leis naturais que regem a criação. E Deus  colocou o homem como governador de todos os seres vivos e abençoou a terra (Gênesis 1:27-28). Deus deu bênçãos especiais ao homem mas também avisou do castigo da desobediência.  Essa aliança feita tinha uma condição: obediência.

Já a segunda aliança Deus fez com  Noé e seus descendentes e todos os seres vivos. Ele prometeu nunca mais destruir a terra com um dilúvio (Gênesis 9:8-11). Essa aliança era incondicional, não dependia da obediência de Noé nem seus descendentes. A aliança de não destruir a terra toda com um dilúvio continua em vigor até hoje.

E o Arco-Iris nos lembra dessa aliança incondicional, assim como Jesus veio para estabelecer uma nova aliança entre Deus e os homens. Seu sangue derramado na cruz foi o sinal dessa nova aliança (Mateus 26:28). Agora todos podem ter acesso a Deus e se tornar filho de Deus aceitando a Jesus.

É importante as crianças entendam  que o velho testamento foi uma preparação para a nova aliança em Jesus Cristo. Tudo que está no Velho Testamento faz parte de um plano perfeito do amor de Deus para a humanidade.

Sobre o tema Uma Aliança Perfeita

O importante aqui é demonstrar a perfeição da Aliança que Jesus fez conosco, que ela é perfeita em todos os sentidos.
Ensine os pequenos durante os encontros que antecedem ao culto infantil:

  1. O que é uma aliança : um compromisso, um acordo, união.

Use o exemplo do casamento como Aliança, mas não esqueça infelizmente muitas   crianças, inclusive em nossas igrejas, possuem pais separados, e isso é difícil para elas. Por isso precisa expor que quando um casamento se desfaz é uma aliança que se quebra, uma aliança precisa que as duas partes queiram continuar aliançadas.

2) Ensine a criança  sobre o papel do sacerdote  no Velho Testamento: eram os sacerdotes que levavam as ofertas a presença de Deus, cuidavam das cerimônias, hoje o nosso maior sacerdote é Jesus, é através Dele que conseguimos chegar a até a presença de Deus.

3) Ensine o conceito destas palavras chaves:

– Aliança:  pacto, acordo, tratado, acerto, convenção, combinação, trato, ajuste, concerto, negociação, entendimento.

– Sacerdote: um sacerdote é uma pessoa dedicada ao trabalho com coisas sagradas. Na Bíblia, o sacerdote oferecia sacrifícios e louvor a Deus, ensinava o povo a obedecer a Deus e tomava conta do templo. Somente os sacerdotes podiam entrar na presença de Deus, dentro do templo, para oferecer sacrifícios. Eles representavam todo o povo de Israel diante de Deus. Por causa dessa grande responsabilidade, os sacerdotes tinham várias regras especiais para se manterem puros e não contaminarem o templo de Deus.

– Promessas:  A Promessa é o compromisso de se fazer alguma coisa. Deus sempre cumpre todas as suas promessas.

– Testamento:  Ato pelo qual alguém declara suas últimas vontades e estabelece a disposição de seus bens, depois de sua morte. A bíblia é formada por dois testamento o Antigo Testamento antes de Jesus e o Novo Testamento depois de Jesus Cristo.

Explicando essas verdades as crianças conseguiram cultuar a Deus com consciência.

DECORAÇÃO

A decoração com Arco-Íris,  vai render um culto colorido e muito agradável aos olhos das crianças, balões e detalhes nas cores do arco-íris.

Uma ideia muito legal é você pedir para as pessoas irem vestidas com as cores do arco íris e em uma parte do culto você organizar as cores, para a foto ou aquele louvor animado 🙂

CONVITE

Use um envelope  e faça um Arco-íris e nuvens, pode usar como dobradura. Poderíamos colocar mais ideias aqui, mas acredite nenhum seria tão legal quanto essa.



LEMBRANCINHAS

Pensamos em uma lembrancinha “útil” além do giz de cera formar um arco íris você pode entregar algo com a aliança em forma de arco íris para eles pintarem. A sacolinha com as cores é uma ideia bem legal que sai do óbvio também.


E aí? o que achou do tema do culto infantil Uma Aliança Perfeita, vai colocar em prática?
Nós vamos adorar ver =D.

8 respostas

  1. parabens pelo seu trabalho que Deus continue te abençoando cada dia mais e mais,nesse seu chamado,eu estou trabalhando com o grupo infantil da minha igreja e uso suas ideias para ensinar eles,e eles estao aprendendo e adorando cada aula…

      1. Boa tarde! Vejo que tem fotos das decorações e até mesmo de cartazes! Quando faço pesquisa, mas onde consigo encontrar essas fotos no site!
        Parabéns pelo lindo trabalho! Nos direciona a fazer um lindo trabalho para as crianças e também para Deus!
        Obrigada desde já pela atenção!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *